Dicas de Saúde

Aqui você se atualiza com instruções muito importantes para a sua saúde.

O termo ergonomia provém de um vocábulo grego e refere-se ao estudo dos dados biológicos e tecnológicos que permitem a adaptação entre o homem e as máquinas ou os objetos.

A tradução do conceito grego está relacionada com as normas que regulam a ação humana. A ergonomia, por conseguinte, analisa a interação entre o ser humano e outros elementos de um sistema com o objetivo de promover o bem-estar humano e o rendimento do sistema.

A ergonomia propõe-se a que as pessoas e a tecnologia funcionem em harmonia. Nesse sentido, dedica-se à concepção de postos de trabalho, ferramentas e utensílios que, graças às suas características, possam satisfazer as necessidades humanas e remediar as suas limitações. Esta disciplina permite, por isso, evitar ou pelo menos reduzir as lesões e doenças do homem associadas ao uso da tecnologia e de ambientes artificiais.

Um objeto ergonomico é aquele que proporciona comodidade ao utilizador, eficiência e um bom nível de produtividade. Por exemplo: há pessoas que passam muitas horas diárias sentadas em frente a um computador por motivos de trabalho. A ergonomia trata de idealizar cadeiras específicas para esta tarefa e procura adaptar certos elementos (como o teclado) a pensar na maior comodidade do utilizador. Sem a aplicação de técnicas ergonomicas nestes objetos, é possível que a pessoa sofra de dores de costas e nas articulações, entre outras.

A ergonomia recorre às noções da engenharia, de fisiologia, da biomecânica e da psicologia, entre outras ciências, para cumprir com os seus objetivos de eficiência e comodidade.

fonte: http://conceito.de/ergonomia

Das 24 horas do dia, você só precisa reservar 7 minutos e 30 segundos para escovar os dentes. Esse tempo é dividido em três momentos do dia, de 2 minutos e 30 segundos de escovação, geralmente após o café da manhã, almoço e jantar, mas pode ser maior caso você coma lanches intermediários. Segundo o dentista, André Callegari, especialista da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas) e mestre em Prótese Dentária, de todas as escovações, a noturna deve ser a mais eficiente. "Porque ocorre uma diminuição da salivação e a proliferação de bactérias é maior", explica.

Além do tempo, a boa escovação envolve técnica. Callegari recomenda que a escova seja apoiada suavemente sobre a superfície dos dentes em um ângulo de 45 graus, com a metade das cerdas recobrindo a superfície dental e a outra metade envolvendo a gengiva. "Faça movimentos vibratórios circulares em cada uma das superfícies dos dentes, escovar a face voltada para a bochecha e a face interna dos dentes, e a superfície usada para mastigar com movimentos de vai e vem. Lembrando sempre que a língua também deve ser higienizada. É fundamental seguir uma sequência contínua, dente a dente", diz.

1:30 para o fio dental
Para quem quer uma higienização completa e mais eficiente, a dentista Luciana Tubelis, coordenadora do Programa de Prevenção da Well Clinic, recomenda escovação e fio, o que deve aumentar o tempo total de higienização para 4 minutos. "Use cerca de 40cm de fio enrolados no dedo indicador. Prenda o fio com o polegar, deixando dois centímetros entre cada mão. Vá fazendo vai e vem entre os dentes até chegar à margem da gengiva, com cuidado para não machucar. Faça um C com o fio de encontro com o dente e faça o movimento como se estivesse engraxando. Em seguida remova o fio", explica Luciana.

Para a especialista, o ideal é passar o fio antes de escovar os dentes. "Ele remove os resíduos e placa bacteriana que fica entre os dentes e dentro do sulco gengival, locais que a escova não alcança. E com a escovação você terminar de removê-los". Quer ter certeza que todo o biofilme foi retirado? "Existe um recurso incrível para ajudar nossos pacientes que são as soluções que evidenciam a placa bacteriana ou biofilme dental. Com um bochecho, o líquido colore as áreas que não estão limpas", diz a dentista.

Segundo André Callegari, existem, ainda, casos que precisam da escova interdental. "Ela é utilizada para remoção da placa bacteriana em regiões entre dentes com aparelho ortodôntico, entre dentes com diastemas (separados), entre próteses fixas, em próteses sobre implantes, ou seja, é indicada quando o fio dental entra muito fácil, sem resistência".

Não se esqueça da higienização da língua. "É superimportante que a higienização da língua seja feita em todas as escovações com raspador de língua, no final da higienização dos dentes (escovas e fio). Se for indicado um bochecho ele deve ser o último a ser utilizado para finalizar toda a higienização", afirma Luciana.

Contabilizando :
- Fio dental - 1:00 a 1:30
- Escovação - 2:00 a 2:30
- Bochecho - 1 minuto

fonte: http://www.mundopositivo.com.br/noticias/saudeebemestar/20377818-escove_os_dentes_você_só_precisa_de_2_minutos_e_30_segundos.html

Hoje a maioria das pessoas sabe da importância de fazer alongamentos antes e depois das atividades físicas. Os alongamentos aumentam ou mantêm a flexibilidade dos músculos, preparando-os e "aquecendo-os" antes da atividade física e eliminam a tensão, depois dos exercícios.

São especialmente importantes no caso de pessoas que correm, andam de bicicleta, nadam, jogam tênis ou fazem outros exercícios desgastantes, pois atividades como estas promovem tensões e inflexibilidade. Além disso, os alongamentos evitam muitas lesões, como distensões, inflamações etc.

No começo, principalmente se você é sedentário, alongar não é fácil, pois há uma grande dificuldade e dor durante os exercícios. Depois de um tempo, quando você estiver fazendo alongamentos de forma regular, os movimentos se tornarão mais fáceis e gostosos.

Efeitos do Alongamento:

  • Redução de tensões musculares;
  • Relaxamento;
  • Benefícios para a coordenação, pois os movimentos se tornam mais soltos e fáceis;
  • Aumento do arco de maleabilidade
  • Prevenção de lesões;
  • Facilita atividades de desgaste, como por exemplo corrida, tênis, natação, ciclismo etc;
  • Desenvolve a consciência corporal, à medida que a pessoa focaliza a parte do corpo que esta sendo alongada;
  • Ativa a circulação;
  • Ajuda no aquecimento, à medida que eleva a temperatura do corpo;
  • Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais.

Sugerimos algumas posturas básicas:

Em pé

  • Segure um dos pés de encontro ao bumbum, alongando o Quadríceps (parte anterior da coxa). Troque o lado.
  • Pernas estendidas, leve o tronco à frente, como se fosse encostar as mãos no chão, alongando a parte posterior das coxas, pernas e coluna.
  • Suba num degrau, apóie a metade dos pés e force os calcanhares para baixo, alongando a parte posterior das pernas.

Sentada

  • Sente com as pernas afastadas. Leve o tronco à frente, coluna reta e braços estendidos, alongando a coluna e os músculos adutores (parte interna das coxas).

Deitada

  • Deite de barriga para cima. Flexione as pernas e cruze uma sobre a outra. Segure a perna de baixo, puxando as duas pernas de encontro ao peito, alongando o glúteo (músculo do bumbum). Troque o lado.
  • Descruze as pernas. Segure nos joelhos, trazendo-os de encontro ao peito, alongando a coluna.

Segure cada posição por 20 segundos.

leitura original: maisequilibrio.com.br/fitness/qual-a-importancia-de-fazer-alongamentos

Execute um movimento giratório nos ombros para frente e para trás por três vezes, com os braços e mãos soltos, apontando para baixo.
 

Fale Conosco